Através da conexão e colaboração com negócios de impacto socioambiental, nossa área de Open Innovation ajuda as grandes empresas a irem além do ESG, descobrirem novos modelos de negócio para novos mercados e a se transformarem em potências multiplicadoras de valor para toda sua cadeia. E fazemos isso de duas formas:
Por meio de abordagens de Inovação Aberta, onde corporações colaboram com negócios de impacto para testar e validar soluções sustentáveis e inclusivas, ou trabalharem juntas em inovações sociais que desenvolvam acesso a produtos e serviços para populações ainda não atendidas pelo mercado tradicional.
E por meio do Procurement de Impacto Socioambiental, no qual a empresa usa seu poder de compra para adquirir bens e serviços de negócios sociais que colocam o impacto em primeiro lugar, tanto para sua empresa quanto para as comunidades ao seu redor. Por meio do nosso trabalho na Yunus Negócios Sociais, reunimos negócios de impacto e parceiros corporativos para criar relacionamentos comerciais de longo prazo.
Recentemente, lançamos no Brasil o Manual do Procurement de Impacto Socioambiental. Trata-se de um guia prático que tem por objetivo ajudar as grandes empresas a serem mais efetivas na integração dos negócios de impacto como fornecedores em suas cadeias de suprimentos, a fim de criar valor de longo prazo que favoreça a todos. Ele pode ser baixado aqui.
Durante a preparação deste material, conduzimos entrevistas qualitativas com mais de 40 líderes corporativos, empreendedores de impacto social e organizações intermediárias. Com base nessas pesquisas, estabelecemos a nossa estrutura 5S, que são cinco passos para alinhar sua estratégia às principais esferas:
Nós ajudamos a otimizar essas cinco áreas por meio de um processo de melhoria contínua. A cada engajamento, sua empresa vai multiplicar o impacto e os benefícios do procurement de impacto socioambiental.