Case: Vitasay Start 50+

Conheça o programa de aceleração para empreendedores 50+

Durante o processo, os empreendedores tiveram a oportunidade de se conectar com parceiros e empresas que possuam sinergia com o seus propósitos.

Collaboration is key

De acordo com o Sebrae, existem 53 milhões de empreendedores no Brasil e 49% deles estão acima dos 45 anos. Apenas em 2020, o contingente de pessoas com mais de 50 anos iniciando um trabalho em startups foi de, aproximadamente, 2,5 milhões. Estes dados revelam que estamos vivendo mais e que nossa trajetória profissional tem ganhado novos contornos.

O aumento na expectativa e qualidade de vida tem impulsionado parte da população madura a buscar novas oportunidades após a aposentadoria. E entre os motivos estão a necessidade de complementação de renda - devido a redução dos ganhos mensais -, o aumento do nível de desemprego nessa faixa etária, falta de políticas públicas, realização de um sonho antigo, vontade de se manterem ativos e participativos no mercado de trabalho, ou o desejo de continuarem aprendendo.

Para preencher essa lacuna, a marca Vitasay50+, linha de suplementos alimentares especialista nesta faixa etária, em conjunto com a nossa unidade de inovação corporativa, a Yunus Corporate, elaborou um programa de aceleração para fomentar o empreendedorismo maduro e dar destaque ao tema, a fim de romper preconceitos e valorizar esses profissionais.

Vitasay Start 5.0+ foi o primeiro programa de aceleração direcionado a negócios geridos por pessoas a partir dos 50 anos de idade, com foco em inovação social e potencial de transformar a realidade de muitos brasileiros.

The journey

Para a Yunus, além do impacto geracional - ao apoiar empreendedores maduros - o programa também deveria selecionar negócios de impacto social, que contribuíssem para o avanço nos segmentos de Saúde e Qualidade de Vida, Saúde Mental, Alimentação Saudável, Apoio ao empreendedorismo, Inserção no mercado de trabalho, Aprendizagem ao longo da vida, Educação para novas tecnologias e Economia Circular. Um programa de múltiplos impactos positivos, um ganha-ganha.

A aceleração recebeu 367 inscrições de todo o Brasil e foram selecionados seis finalistas [conheça os negócios selecionados ao final da página]. Entre os critérios de seleção, foram considerados a idade do empreendedor, o impacto do negócio, diversidade, equipe, tecnologia e se o modelo de negócio possibilita conexões com a corporação.  Esta busca de conexão começa já no desenho do projeto, quando entendemos o propósito da marca e mapeamos seus desafios internos.

Com este entendimento, passamos a selecionar negócios de impacto social que já contribuiam para o avanço das ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU) e, ao mesmo tempo, possam ajudar a resolver os desafios da empresa (seja como parceiros, fornecedores ou até mesmo sócios em um novo negócio).

Durante o processo de aceleração, os empreendedores tiveram  a oportunidade de rever seu plano de negócio, se conectar com parceiros e empresas que possuam sinergia com o seu propósito e participar de mentorias com profissionais renomados no mercado.

Profunda imersão no tema, mobilização de todos os saberes, ideação, hunting estratégico para a seleção do edital e estratégia de comunicação.

Gostaria de criar um programa de impacto como o de Vitasay?