As empresas estão sob crescente pressão de seus funcionários, clientes e governos para ajudar a resolver os desafios globais que enfrentamos no mundo.
Apenas limitar os danos que uma empresa causa ao nosso planeta e à sociedade não é mais suficiente. Transformação real significa criar valor social e ambiental positivo para a sociedade!
Na Yunus Negócios Sociais, focamos no 'S' do triângulo ESG, em negócios sociais que resolvem desafios humanos urgentes. Nossa pesquisa analisa como as empresas podem se transformar em organizações orientadas por um propósito por meio de experiências práticas, cases e ferramentas
Seja por meio do Intraempreendedorismo Social, que envolve o desenvolvimento de negócios sociais corporativos e iniciativas de impacto dentro das empresas, do Procurement de Impacto Socioambiental, parceria e integração de negócios de impacto nas cadeias de suprimentos das empresas, ou se a mudança vem diretamente dos tomadores de decisões e acionistas, a nossa pesquisa disponibiliza caminhos acessíveis para essa mudança. E para aqueles que ainda não estão convencidos, realizamos levantamentos dentro das empresas para quantificar a abrangência do intraempreendedorismo social.
Chamamos isso de business as unusual.
Intraempreendedor Social é um funcionário empreendedor que desenvolve um novo produto, serviço ou modelo de negócio lucrativo, que cria valor para a sociedade e para a empresa em que atua.
Os Intraempreendedores sociais ajudam seus empregadores a cumprir os compromissos de sustentabilidade e a criar valor para clientes e comunidades de maneira duradoura.
Saiba mais no relatório abaixo. *O material está disponível apenas em inglês.
Esses cinco principais benefícios demonstram o valor do intraempreendedorismo social. Mais de 90% das iniciativas que estavam alinhadas com a estratégia de negócio das empresas conseguiram a adesão de executivos e se tornaram projetos estratégicos. Já as iniciativas que foram lançadas somente como projetos de responsabilidade social tiveram mais dificuldade para obter a atenção dessas lideranças.
O Intraempreendedorismo Social também tem a capacidade de mudar positivamente a cultura da empresa: 24% dos entrevistados veem a contribuição da sua iniciativa para a transformação da empresa em uma força para o bem. E vale a pena manter essa essência: as iniciativas que foram projetadas como um Negócio Social – um modelo de negócio financeiramente sustentável que se concentra primeiro no impacto – tem duas vezes mais probabilidade de gerar essa transformação.
Curiosamente, entre os maiores obstáculos enfrentados pelos intraempreendedores estão os obstáculos internos em suas empresas, e não de desafios externos: 84% listaram a estrutura interna como um fator desafiador.
Reportam melhora no engajamento, satisfação com o trabalho e atração de talentos.
Observam a mudança na mentalidade e na cultura corporativa.
Percebem um impulso para Inovação Corporativa.
Foram capazes de atingir novos mercados para o crescimento futuro.
Relataram aumento mensurável no valor da marca.
O Procurement de Impacto pode ser lucrativo e valioso. Mas empresas e negócios sociais precisam de apoio para que essas parcerias funcionem. Neste relatório, mapeamos a jornada de procurement, fornecemos estudos de caso e ferramentas práticas para empresas que desejam parcerias com fornecedores que geram impacto positivo.
*Material disponível em português.
O Manual do Procurement de Impacto Socioambiental compartilha ideias e estruturas que ajudam a compreender esse conceito, seu valor para as empresas e as ferramentas necessárias para parcerias com negócios sociais de forma mais eficiente.
Descubra como você pode criar cadeias de valor inclusivas comprando diretamente de negócios
de impacto.
Cada vez mais, líderes corporativos estão buscando maneiras de ampliar seu propósito e transformar suas empresas em uma força para o bem. Mas como essa agenda de propósitos se desenrola de cima para baixo? Estamos conversando com CEOs e acionistas em uma série de entrevistas qualitativas para revelar suas experiências.
Saiba mais no relatório abaixo. *O material está disponível apenas em inglês.
Com base nas entrevistas qualitativas com mais de 50 multinacionais, 'Making the Case' realizou experimentos práticos ou estudos, como pesquisa empírica com três empresas multinacionais: um grande varejista global, MAN Truck & Bus e Covestro. Este trabalho resultou em mais de 1.300 dados. Ao vincular as atividades de intraempreendedorismo social das empresas às principais métricas de desempenho, ‘Making The Case’ começa a construir o case de negócios para o intraempreendedorismo social.
Os resultados de nossa pesquisa quantitativa buscaram evidenciar os benefícios identificados pelos Intraempreendedores Sociais no primeiro citados em nosso relartório anterior. Pois, para impulsionar a mudança dentro da organização, os intraempreendedores precisam de fatos sólidos e convincentes para argumentar com suas lideranças.
Com esta pesquisa, convidamos empresas e Intraempreendedores Sociais a olhar para dentro de suas próprias organizações e para si mesmos. Começamos com três empresas que queriam se aprofundar e provar o case do intraempreendedorismo social. Mas iremos mais longe. Vamos desenvolver um conjunto maior de dados que vai enriquecer esse case.
Pronto levar esse conceito para dentro da sua empresa?
Criamos um kit de ferramentas prático para ajudar na execução das avaliações e experimentos. Nossa metodologia de pesquisa é de código aberto - as ferramentas estão em suas mãos.