Yunus lança Manual do Procurement de Impacto Socioambiental no Brasil

Yunus lança Manual do Procurement de Impacto Socioambiental no Brasil
April 1, 2022

A Yunus Corporate Innovation, unidade de negócio focada em inovação social corporativeda Yunus Negócios Sociais, lançou em março o Manual de Procurement de Impacto Socioambiental, material inédito no Brasil, que tem por objetivo ajudar grandes empresas a serem mais efetivas na integração dos negócios de impacto como fornecedores em suas cadeias de suprimentos, a fim de criar valor de longo prazo que favoreça a todos.

O papel das compras corporativas, ou seja, do procurement, se tornou um processo mais estratégico e central na última década. Para se ter uma ideia da dimensão desse setor, de acordo com o Banco Mundial, os gastos com aquisições globais em 2019 foram de, pelo menos, 12 trilhões de euros.

O manual apresenta ferramentas e estruturas que ajudam a compreender melhor esse conceito, seu valor para as empresas e, dessa forma, maximizar o poder de transformação dos negócios de impacto e dos parceiros corporativos.

"Historicamente na Yunus, nosso papel vem sendo conectar negócios de impacto social a parceiros corporativos, com o objetivo de criar relacionamentos comerciais de longo prazo. Criando relações de ganha ganha para os dois lados. Dessa forma, decidimos promover no Brasil a discussão sobre a integração desses negócios nas cadeias de valor das corporações, uma prática ainda pouco seguida mas de muito potencial. Líderes corporativos e empreendedores de impacto podem unir forças por meio do procurement para criar mudanças reais. Nosso manual fornece exemplos e uma estrutura prática sobrecomo construir parcerias fortes", explicou Túlio Notini, Diretor de Corporate Innovation da Yunus Negócios Sociais.

Clique aqui para baixar o manual.

O trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa realizada globalmente com 44 empreendedores sociais, líderes empresariais e intermediários. Os participantes foram selecionados com base em sua liderançaem iniciar ou construir parcerias comerciais de sucesso. A iniciativa foicoordenada pela Yunus em parceria com a COVID Response Alliance For Social Entrepreneurs, ligada ao World Economic Forum e a Porticus.

O manual foi lançado no Brasil duranteo Festival  Procurement de Impacto Socioambiental- O poder transformador das compras corporativas, que aconteceu entre os dias 14 e 17 de março. O evento trouxe discussões úteis paraempresas que querem  transformar suas cadeias de valor e suprimento, paraempreendedores de impacto que desejam ampliar seu portfólio e se tornarfornecedores de grandes empresas, e informações sobre as organizaçõesintermediárias que, assim como a Yunus, conectam negócios de impacto às grandesempresas.

O festival contou  apoio do Sistema BIFC (International FinanceCorporation)ICE (Instituto de CidadaniaEmpresarial) ANDE (Aspen Network ofDevelopment Entrepreneurs).

Assista ao evento:

Previous post

There is no previous post

Next Post

There is no next post

Tom Kocsis, Diretor Global de Investimentos da Yunus, visita o Brasil

Yunus Negócios Sociais celebra 10 anos de atuação global

Yunus Brasil tem novo Diretor e mira em expansão para 2022

Com experiência em empresas investidas e gestoras de fundos de corporate venture e private equity, Mauricio Coutinho é o novo Managing Director da Yunus Brasil

Tom Kocsis, Diretor Global de Investimentos da Yunus, visita o Brasil

Além da CEO da YSB Global, Saskia Bruysten, Tom Kocsis, responsável pela área global de investimentos de impacto, também apresentará o panorama de atuação da Yunus no mundo, além de falar sobre tendências e novidades para esse ano de 2022.

Saskia Bruysten: negócio ideal lucra e resolve problemas sociais

Em entrevista à EXAME, a cofundadora e CEO da Yunus Social Business, Saskia Bruysten, explica como grandes empresas, investidores e empreendedores ganham ao buscar resolver problemas sociais e ambientais

Yunus Negócios Sociais celebra 10 anos de atuação global

Empresa fundada pelo Prêmio Nobel da Paz já impactou globalmente mais de 47 milhões de pessoas; Saskia Bruysten, CEO mundial e co-fundadora da Yunus Social Business, vem ao Brasil e terá agenda para atender a imprensa.

HSM Expo 21: Yunus Brasil e executivos falam sobre Impacto Além do ESG

O evento contou com a participação de Tulio Notini, Diretor de Coporate da Yunus, Carla Crippa, a Vice-Presidente de Assuntos Corporativos da Ambev no Brasil, da Lívia Berrocal, Gerente de Propósito na Reckitt Hygiene Comercial e Bruno Pipponzi, líder executivo da Vitat, a nova Healthtech da RaiaDrogasil.