HSM Expo 21: Executivos de grandes empresas participam de Mesa Redonda sobre ESG mediada pela Yunus

HSM Expo 21: Yunus Brasil e executivos falam sobre Impacto Além do ESG
December 20, 2021

São Paulo, dezembro de 2021 - Nos dias 6 a 8 de dezembro, aconteceu a HSM Expo 21 no Transamérica Expo Center, o maior evento corporativo da América Latina com palestras, workshops, mentorias, rodada de startups e negócios. O Túlio Notini, Diretor de Corporate Innovation da Yunus Negócios Sociais, referência mundial no apoio e desenvolvimento de negócios com foco em impacto social e ambiental, ficou responsável por mediar a Mesa-Redonda sobre ‘Impacto Além do ESG’ no último dia de evento, que contou com a participação da Carla Crippa, a Vice-Presidente de Assuntos Corporativos da Ambev no Brasil, da Lívia Berrocal, Gerente de Propósito na Reckitt Hygiene Comercial e do Bruno Pipponzi, líder executivo da Vitat, a nova Healthtech da RaiaDrogasil. Os participantes contaram como as corporações têm liderado as agendas de impacto e inovação social através de um olhar estratégico, conectado à vocação das empresas.


Carla Crippa falou sobre a criação da Água AMA, tratando da estratégia de impacto do case e da importância da realização do projeto em parceria com a Yunus. A Água AMA é o primeiro negócio social da Ambev, que tem 100% do seu lucro revertido para projetos de acesso à água potável na região do semiárido do Brasil. Segundo Carla, quem faz a diferença na sociedade é o consumidor, porque é ele que faz todo o lucro ser investido diretamente para quem mais precisa. Em seguida, Crippa fez questão de mencionar outros projetos realizados pela Ambev durante a pandemia da covid-19: “Transformar o álcool da cerveja em álcool em gel, o malte de cevada em pães para as comunidades vulneráveis e ampliar a quantidade de leitos no Hospital M’Boi Mirim foram algumas das ações que tomamos, afinal, precisamos identificar o problema real na sociedade e resolver”, completou a Vice-Presidente de Assuntos Corporativos.


Logo após, Bruno Pipponzi destacou sobre a relevância da Vitat e toda sua importância no segmento de saúde. Segundo Bruno, a Healthtech da RaiaDrogasil é um embrião que quer ir além das farmácias, mas conectar uma plataforma de saúde integral com pessoas, serviços e produtos para transformar o cuidado com saúde em uma experiência diária através de um marketplace com médicos, farmacêuticos e nutricionistas. “O objetivo da Vitat é atacar os problemas no sistema de saúde, para trazer soluções aos pacientes”, relatou Pipponzi. De acordo com Túlio Notini, a Healthtech nasceu com um olhar no sistema e onde o sistema pode melhorar. Antes de finalizar, Bruno mencionou sobre o Projeto Farol, que tem como principal objetivo a construção participativa e integrada de ações e estratégias que promovam o acesso aos serviços de saúde para as classes D e E, que mais tem dificuldade. “Não adianta falar de saúde integral, se a pessoa não tem um lugar para dormir e não tem acesso a comida”, completou o líder executivo sobre o projeto que conta com a parceria da Yunus Negócios Sociais.


Por fim, Lívia Berrocal tratou de detalhar sobre o movimento “Juntos Contra o Mosquito” organizado pela SBP, que tem como propósito a proteção das famílias contra os mosquitos transmissores de doenças com a ajuda da Cruz Vermelha. Segundo ela, o trabalho foi feito em parceria com a London School of Hygiene & Tropical Medicine, a Universidade de Londres que é especialista em doenças tropicais, para criar um protocolo de conscientização e educação para combater o Aedes Aegypti através de mutirões de limpeza, ações educativas para adultos e crianças e doação de produtos dentro das comunidades mais afetadas pela dengue. “Para escolher as comunidades que serão beneficiadas pelo programa é necessário uma avaliação seguindo alguns fatores, como a quantidade de chuva e de calor que faz no local, que são grandes causadores da presença dos mosquitos”, relatou Berrocal.


Outro projeto organizado pela Reckitt é a Veja Com o Coração, em parceria com a Yunus, esse programa foi criado para apoiar e valorizar o trabalho doméstico em todo o Brasil, além de tornar as mulheres dessa área embaixadoras e representantes da marca. “Nós queremos uma empresa que compartilhe soluções para a sociedade”, finalizou a Gerente de Propósito da marca.Para a Yunus  é de extrema importência fomentar esse diálogo com as empresas e com a sociedade, pois  uma grande corporação se torna relevante quando ela troca o “criar com” por “criar para”, e o futuro pertence às empresas que criam valor para todos.

Fale conosco


Precisa levar inovação para dentro de uma empresa e tem interesse em iniciar uma conversa com nosso time? Mande uma mensagem para corporate@yunusnegociossociais.com!

Previous post

There is no previous post

Next Post

There is no next post

Tom Kocsis, Diretor Global de Investimentos da Yunus, visita o Brasil

Yunus Negócios Sociais celebra 10 anos de atuação global

Yunus Brasil tem novo Diretor e mira em expansão para 2022

Com experiência em empresas investidas e gestoras de fundos de corporate venture e private equity, Mauricio Coutinho é o novo Managing Director da Yunus Brasil

Saskia Bruysten: negócio ideal lucra e resolve problemas sociais

Em entrevista à EXAME, a cofundadora e CEO da Yunus Social Business, Saskia Bruysten, explica como grandes empresas, investidores e empreendedores ganham ao buscar resolver problemas sociais e ambientais

Tom Kocsis, Diretor Global de Investimentos da Yunus, visita o Brasil

Além da CEO da YSB Global, Saskia Bruysten, Tom Kocsis, responsável pela área global de investimentos de impacto, também apresentará o panorama de atuação da Yunus no mundo, além de falar sobre tendências e novidades para esse ano de 2022.

Yunus Negócios Sociais celebra 10 anos de atuação global

Empresa fundada pelo Prêmio Nobel da Paz já impactou globalmente mais de 47 milhões de pessoas; Saskia Bruysten, CEO mundial e co-fundadora da Yunus Social Business, vem ao Brasil e terá agenda para atender a imprensa.

Yunus lança Manual do Procurement de Impacto Socioambiental no Brasil

A Yunus Negócios Sociais lançou o Manual de Procurement de Impacto Socioambiental, trata-se de um guia prático para integração de negócios de impacto dentro das cadeias de valor das corporações como fornecedores, com fatores-chave de sucesso tanto.