HSM Expo 21: Executivos de grandes empresas participam de Mesa Redonda sobre ESG mediada pela Yunus

HSM Expo 21: Yunus Brasil e executivos falam sobre Impacto Além do ESG
December 20, 2021

São Paulo, dezembro de 2021 - Nos dias 6 a 8 de dezembro, aconteceu a HSM Expo 21 no Transamérica Expo Center, o maior evento corporativo da América Latina com palestras, workshops, mentorias, rodada de startups e negócios. O Túlio Notini, Diretor de Corporate Innovation da Yunus Negócios Sociais, referência mundial no apoio e desenvolvimento de negócios com foco em impacto social e ambiental, ficou responsável por mediar a Mesa-Redonda sobre ‘Impacto Além do ESG’ no último dia de evento, que contou com a participação da Carla Crippa, a Vice-Presidente de Assuntos Corporativos da Ambev no Brasil, da Lívia Berrocal, Gerente de Propósito na Reckitt Hygiene Comercial e do Bruno Pipponzi, líder executivo da Vitat, a nova Healthtech da RaiaDrogasil. Os participantes contaram como as corporações têm liderado as agendas de impacto e inovação social através de um olhar estratégico, conectado à vocação das empresas.


Carla Crippa falou sobre a criação da Água AMA, tratando da estratégia de impacto do case e da importância da realização do projeto em parceria com a Yunus. A Água AMA é o primeiro negócio social da Ambev, que tem 100% do seu lucro revertido para projetos de acesso à água potável na região do semiárido do Brasil. Segundo Carla, quem faz a diferença na sociedade é o consumidor, porque é ele que faz todo o lucro ser investido diretamente para quem mais precisa. Em seguida, Crippa fez questão de mencionar outros projetos realizados pela Ambev durante a pandemia da covid-19: “Transformar o álcool da cerveja em álcool em gel, o malte de cevada em pães para as comunidades vulneráveis e ampliar a quantidade de leitos no Hospital M’Boi Mirim foram algumas das ações que tomamos, afinal, precisamos identificar o problema real na sociedade e resolver”, completou a Vice-Presidente de Assuntos Corporativos.


Logo após, Bruno Pipponzi destacou sobre a relevância da Vitat e toda sua importância no segmento de saúde. Segundo Bruno, a Healthtech da RaiaDrogasil é um embrião que quer ir além das farmácias, mas conectar uma plataforma de saúde integral com pessoas, serviços e produtos para transformar o cuidado com saúde em uma experiência diária através de um marketplace com médicos, farmacêuticos e nutricionistas. “O objetivo da Vitat é atacar os problemas no sistema de saúde, para trazer soluções aos pacientes”, relatou Pipponzi. De acordo com Túlio Notini, a Healthtech nasceu com um olhar no sistema e onde o sistema pode melhorar. Antes de finalizar, Bruno mencionou sobre o Projeto Farol, que tem como principal objetivo a construção participativa e integrada de ações e estratégias que promovam o acesso aos serviços de saúde para as classes D e E, que mais tem dificuldade. “Não adianta falar de saúde integral, se a pessoa não tem um lugar para dormir e não tem acesso a comida”, completou o líder executivo sobre o projeto que conta com a parceria da Yunus Negócios Sociais.


Por fim, Lívia Berrocal tratou de detalhar sobre o movimento “Juntos Contra o Mosquito” organizado pela SBP, que tem como propósito a proteção das famílias contra os mosquitos transmissores de doenças com a ajuda da Cruz Vermelha. Segundo ela, o trabalho foi feito em parceria com a London School of Hygiene & Tropical Medicine, a Universidade de Londres que é especialista em doenças tropicais, para criar um protocolo de conscientização e educação para combater o Aedes Aegypti através de mutirões de limpeza, ações educativas para adultos e crianças e doação de produtos dentro das comunidades mais afetadas pela dengue. “Para escolher as comunidades que serão beneficiadas pelo programa é necessário uma avaliação seguindo alguns fatores, como a quantidade de chuva e de calor que faz no local, que são grandes causadores da presença dos mosquitos”, relatou Berrocal.


Outro projeto organizado pela Reckitt é a Veja Com o Coração, em parceria com a Yunus, esse programa foi criado para apoiar e valorizar o trabalho doméstico em todo o Brasil, além de tornar as mulheres dessa área embaixadoras e representantes da marca. “Nós queremos uma empresa que compartilhe soluções para a sociedade”, finalizou a Gerente de Propósito da marca.Para a Yunus  é de extrema importência fomentar esse diálogo com as empresas e com a sociedade, pois  uma grande corporação se torna relevante quando ela troca o “criar com” por “criar para”, e o futuro pertence às empresas que criam valor para todos.

Fale conosco


Precisa levar inovação para dentro de uma empresa e tem interesse em iniciar uma conversa com nosso time? Mande uma mensagem para corporate@yunusnegociossociais.com!

Conheça o Programa de Financiamento criado especialmente para o Sul do Brasil

Em parceria com o Instituto Helda Gerdau lançamos o programa Pina: Sementes de Impacto, uma iniciativa de financiamento e apoio para negócios de impacto no Sul do Brasil. O programa oferece empréstimos de longo prazo com carência e taxas competitivas, além de suporte técnico e conexões estratégicas para impulsionar o crescimento e o impacto positivo desses negócios nas comunidades locais.

Tom Kocsis, Diretor Global de Investimentos da Yunus, visita o Brasil

Além da CEO da YSB Global, Saskia Bruysten, Tom Kocsis, responsável pela área global de investimentos de impacto, também apresentará o panorama de atuação da Yunus no mundo, além de falar sobre tendências e novidades para esse ano de 2022.

Yunus lança Manual do Procurement de Impacto Socioambiental no Brasil

A Yunus Negócios Sociais lançou o Manual de Procurement de Impacto Socioambiental, trata-se de um guia prático para integração de negócios de impacto dentro das cadeias de valor das corporações como fornecedores, com fatores-chave de sucesso tanto.