Por aqui seguimos firmes em nosso propósito de fortalecer o ecossistema de negócios de impacto no Brasil — das Amazônias ao interior de São Paulo, das juventudes às lideranças de territórios tradicionais, da educação à transição climática. Estivemos presentes em eventos que movimentaram o campo e ampliaram conexões em diversas frentes: investimentos, educação, políticas públicas e finanças verdes.
Seja em fóruns, encontros com microempreendedores, premiações ou rodadas de investimento, seguimos com o nosso compromisso de financiar, apoiar e fortalecer negócios que colocam as pessoas e o planeta no centro. Reunimos alguns dos encontros mais marcantes que contaram com a presença da equipe da Yunus Negócios Sociais. Confira abaixo alguns dos eventos que movimentaram a nossa agenda:
Nosso Head de Novos Negócios, Douglas Silva e o colega Rodrigo Damian, Analisa de Investimentos, representaram a YSB no Circular Talks – Economia Circular na Indústria, organizado pela FIESP, que reuniu representantes do setor público, empresas e startups latino-americanas para discutir caminhos e soluções para uma economia mais circular, justa e de baixo carbono.
No painel Soluções Inovadoras trouxe cases práticos da indústria brasileira e políticas públicas já em curso, além de reflexões sobre os desafios e as oportunidades para acelerar essa transição. No bloco Visions, startups com propostas voltadas à reciclagem avançada, logística reversa e design circular apresentaram soluções inovadoras para diferentes setores produtivos.
Foi uma oportunidade valiosa para conhecer iniciativas que já estão em movimento e para imaginar, junto a quem está construindo esse futuro, como podemos fortalecer práticas mais sustentáveis e regenerativas desde agora.
A participação da nossa gerente sênior de investimentos Mila Ladeia no Inova Amazônia Summit, em Macapá, trouxe visibilidade para o papel transformador dos negócios de impacto no Norte do país. Em dois dias de programação intensa, startups e empresas da bioeconomia apresentaram seu potencial a investidores nacionais em uma grande rodada promovida pelo Sebrae e pelo Governo do Amapá.
Mila também concedeu uma entrevista ao portal ConectaMapá, reforçando o compromisso da Yunus com soluções que respeitam os biomas e as culturas locais. O evento reafirma o papel estratégico da Amazônia na nova economia regenerativa que queremos construir.
📎 Leia a matéria completa no ConectaMapá
Francisco Vicente e Glaziela Cavallaro, codiretores da Yunus, marcaram presença no Fórum de Finanças Climáticas, que abordou os caminhos para financiar a transição climática no Brasil e no mundo. O evento reuniu juventudes, lideranças indígenas, empresas, governos e investidores para pensar soluções concretas diante da emergência climática.
Apresentamos a atuação da Yunus no tema por meio do fundo de investimentos em negócios socioambientais e do Programa ZUNNE, que apoia iniciativas no Nordeste e na Amazônia. Com cerca de 30% do nosso portfólio dedicado ao meio ambiente, reforçamos que o Brasil tem papel central nesse cenário global — e que o fortalecimento das comunidades de base e das soluções locais é chave para avançar com justiça climática.
Acompanhamos de perto a premiação da Olimpíada Jovens Gênios, um evento emocionante que reuniu estudantes de todo o Brasil, em sua maioria de regiões periféricas e interiores do país, no Rio de Janeiro. A Yunus é investidora da startup desde 2024 e acredita profundamente no poder da educação acessível, engajadora e orientada para resultados reais.
A Associate de Investimentos Kamila Bodi, acompanhada por Juliana Toledo, Gerente de Portfólio, e Bruna Mussoi, Analista de portfólio, representaram a Yunus na cerimônia — um momento potente de escuta, reconhecimento e conexão com educadores e outros investidores. Ver a emoção de crianças e professoras sendo valorizadas por seu desempenho foi um lembrete vivo do impacto que o investimento social pode ter na construção de futuros mais justos e inspiradores.
Por fim, estivemos no 7º Fórum Brasileiro de Microempreendedorismo, promovido pela Aliança Empreendedora em Brasília, com participação da nossa codiretora Glaziela Cavallaro. O evento reuniu mais de 200 pessoas — entre representantes do poder público, da sociedade civil e microempreendedores — para discutir caminhos mais justos e inclusivos para o empreendedorismo no Brasil.
As pautas abordadas — como avaliação de impacto, acesso a mercados, empreendedorismo verde, crédito para mulheres e pessoas negras, inclusão produtiva das juventudes e políticas públicas — dialogam diretamente com a atuação da Yunus em campo. As recomendações do relatório final do fórum reforçam a urgência de políticas que respeitem os saberes locais e reduzam desigualdades estruturais.
Estar presente em eventos como esses é parte fundamental da nossa missão: fomentar conexões, visibilizar soluções locais, influenciar políticas públicas e atrair capital para negócios que geram impacto real. A Yunus Negócios Sociais é feita de gente que acredita no poder da colaboração e do empreendedorismo para transformar o mundo — com equidade, cuidado e regeneração.
A Yunus Negócios Sociais lançou o Manual de Procurement de Impacto Socioambiental, trata-se de um guia prático para integração de negócios de impacto dentro das cadeias de valor das corporações como fornecedores, com fatores-chave de sucesso tanto.
Esta edição do Histórias de Impacto traz os relatos sobre o poder transformador da educação profissionalizante na vida de dois alunos que foram financiados pela Provi.
Com experiência em empresas investidas e gestoras de fundos de corporate venture e private equity, Mauricio Coutinho é o novo Managing Director da Yunus Brasil