Case: Ambev

Cocriando com Ambev soluções sistêmicas para o Enfrentamento à Violência Doméstica

Em 2020 demos início a mais uma jornada de construção de estratégia de impacto social corporativa com a Ambev, reunimos 15 pessoas entre especialistas, pesquisadoras, estudiosas e empreendedoras para uma imersão profunda no tema Violência Doméstica.

Collaboration is key

Dados divulgados pelo Núcleo de Violência da Universidade de São Paulo revelaram que somente nos primeiros meses de pandemia - de março a abril de 2020 - houve um aumento de 22% nos casos de feminicídio e, durante o ano todo, o Brasil registrou 12 denúncias de violência contra a mulher por hora.

A Yunus Negócios Socias e a Ambev se uniram para encontrar uma solução prática e propositiva que contemplasse a natureza complexa e estrutural desse problema que, além de carecer de soluções urgentes, se agravou por conta da necessidade de isolamento social.

The journey

Ao longo da nossa imersão com diferentes especialistas e membros da empresa, ficou nítido que, por se tratar de um problema social histórico, estrutural e complexo, para construir uma solução consistente na jornada de enfrentamento seria necessário estar disposto a construir uma plataforma de soluções sistêmicas, que considerassem uma visão de curto, médio e longo prazo, envolvendo atores que impactam ou são impactados por esse problema.

E, como primeiro passo dessa agenda estratégica, entendemos que é essencial fortalecer aquelas que cuidam e apoiam as pessoas que estão em situação de violência, em sua maioria, mulheres. Diante disso, a jornada foi inaugurada com o lançamento do Edital Ambev pelo Enfrentamento à Violência Doméstica para o fortalecimento de iniciativas de diferentes regiões do Brasil, lideradas por mulheres, que já estão implementando soluções para o problema em suas diferentes dimensões.

Profunda imersão no tema, mobilização de todos os saberes, ideação, hunting estratégico para a seleção do edital e estratégia de comunicação.

Gostaria de conectar os problemas mais urgentes do nosso tempo com a vocação da sua empresa?