Desde 2015, a Yunus Brasil capta e administra recursos para Negócios Sociais. Esta atuação, dedicada ao investimento via dívida e incomum no Brasil, é exclusiva para negócios com impacto positivo nas áreas social e ambiental debaixo da visão dos 3 zeros do Prof Yunus: zero pobreza, zero desemprego e zero emissão líquida de carbono. Agora, a Yunus, reconhecida no mercado de investimento de impacto como um centro de excelência, anuncia a chegada do novo Managing Director Mauricio Coutinho, que tem experiência como consultor, executivo e sócio operacional de fundos de private equity.
Com um planejamento estratégico dos últimos anos denominado Ambition 2025, a Yunus Brasil almeja uma expressiva expansão em investimentos e impacto social e ambiental. “Acredito que minha experiência com empresas de private equity, suas investidas, incluindo a coordenação de elaboração de teses e investimento, negociações, due diligences e fechamentos, agregará na elaboração e execução de estratégias para a Yunus, além de poder contribuir para fortalecer no Brasil na área de investimentos de impacto”, ressalta Coutinho. Entre passagens por empresas como Neovia Telecomunicações e Promon, Coutinho foi diretor executivo da Vex e CTO da Pegasus Telecom. Foi também fundador da Angra Partners, e trabalhou como consultor e gerente da McKinsey & Co. por seis anos.
Inspirados pela história de concessão de crédito do Grameen Bank e de Muhammad Yunus, a Yunus Social Business oferece empréstimos e apoio não financeiro aos empreendedores sociais e ambientais nos países em que a empresa atua. Para Francisco Vicente, Portfolio Manager da Yunus Brasil, além de comemorar a chegada do novo Managing Director de investimentos, a presença de Mauricio Coutinho no time reforça a tarefa de fazer com que a empresa seja reconhecida cada vez mais como investidora em ESG raiz. “Nosso DNA possui ensinamentos de quem advoga há mais de 40 anos pela responsabilidade do mundo das finanças e dos negócios em geral”, finaliza Francisco.
Em entrevista à EXAME, a cofundadora e CEO da Yunus Social Business, Saskia Bruysten, explica como grandes empresas, investidores e empreendedores ganham ao buscar resolver problemas sociais e ambientais
Em entrevista à EXAME, a cofundadora e CEO da Yunus Social Business, Saskia Bruysten, explica como grandes empresas, investidores e empreendedores ganham ao buscar resolver problemas sociais e ambientais
Além da CEO da YSB Global, Saskia Bruysten, Tom Kocsis, responsável pela área global de investimentos de impacto, também apresentará o panorama de atuação da Yunus no mundo, além de falar sobre tendências e novidades para esse ano de 2022.