Cinco Negócios Sociais ampliando seu impacto por meio de parcerias corporativas de Procurement de Impacto Socioambiental

O impacto de cinco negócios via cadeia de suprimentos
April 8, 2024

Uma maneira pela qual uma organização pode gerar impacto positivo é por meio de suas cadeias de suprimentos. A compra social ocorre quando uma empresa compra de negócios de sociais/de impacto que fornecem produtos e serviços, além de criar um impacto social e/ou ambiental, por exemplo, criando empregos para grupos marginalizados, reutilizando material reciclável e trabalhando com uma produção não-poluente, preservando florestas e conservando mananciais. 

Na YSB, acreditamos que o Procurement de Impacto Socioambiental é uma maneira poderosa para as organizações transformarem suas cadeias de suprimentos em uma força para o bem, principalmente por causa de seu valor único de duas vias:

  • A compra social permite que as organizações criem impacto social usando orçamentos de cadeias de suprimentos que as organizações precisarão gastar de qualquer maneira.
  • A compra social capacita os negócios sociais e de impacto com a oportunidade de negócio necessária para ampliar seu impacto socioambiental.

Neste artigo, destacamos cinco negócios sociais que capacitam comunidades marginalizadas e protegem o planeta na América Latina, África Oriental e Ásia, e que estão fazendo isso em grande escala por meio de parcerias corporativas de Procurement de Impacto Socioambiental ou compras sociais.

100% Amazônia (Brasil)

100% Amazônia É uma empresa de liderança feminina que fornece produtos florestais não madeireiros renováveis da Floresta Amazônica. Uma empresa com certificação B, (Empresa B) trabalha em parceria com cooperativas locais e fazendas familiares para obter frutas e sementes colhidas na natureza, e então processa esses produtos em polpas, purês, pós, concentrados e óleos. O negócio social constroi pontes entre comunidades amazônicas e empresas, gerenciando e articulando todo o processo: desde a seleção de parceiros e fornecedores, até a entrega dos produtos em seus destinos finais ao redor do mundo.

Ao construir cadeias de valor de comércio justo na floresta amazônica, a 100% Amazônia capacita comunidades locais e protege a biodiversidade.

Attitude Inclusão (Brasil)

Attitude Inclusão, empresa e negócio social brasileira fundada para promover a inclusão de pessoas com deficiências e neurodiversas no mercado de trabalho. Seu principal objetivo é oferecer oportunidades justas e equitativas.

A Attitude Inclusão oferece consultoria, treinamento e serviços de aprendizagem às empresas para ajudá-las a construir ambientes de trabalho inclusivos para força de trabalho diversas. A Attitude Inclusão também acompanha os talentos neurodiversos com mentoria, treinamento de habilidades sociais e os conecta com oportunidades de emprego no mercado. Através dessas duas abordagens, o negócio social ajuda a preencher as lacunas na construção de força de trabalho inclusiva, tanto do lado do empregador quanto do empregado.

Green Worms  (India)

A Green Worms, Jabir Karat sempre foi profundamente incomodado pela crise de resíduos na Índia, especialmente pelo sofrimento diário dos catadores de lixo que enfrentavam condições de trabalho precárias e estigma social. Ele decidiu trabalhar como catador de lixo para entender quais eram os principais problemas na gestão de resíduos e, mais importante, encontrar uma solução. A primeira experiência de Jabir na coleta de resíduos foi o que o levou a fundar a Green Worms em 2014, com a missão de gerenciar adequadamente os resíduos na Índia, ao mesmo tempo em que cria empregos dignos para catadores de lixo. Hoje, a Green Worms trabalha dentro da economia circular, coletando, separando e processando resíduos plásticos em materiais reciclados. Esses materiais são oferecidos a organizações em diversos setores, de embalagens, a cosméticos e móveis, que podem escolher integrá-los em sua cadeia de valor direta ou em suas despesas indiretas, como suprimentos de escritório.

A Green Worms gera impacto em nível social e ambiental. No social, a Green Worms treina mulheres de comunidades de baixa renda para se tornarem trabalhadoras de coleta de resíduos, garantindo-lhes uma renda mínima justa e condições de trabalho seguras.

O resíduo plástico coletado pelas mulheres que trabalham na Green Worms é desviado de aterros sanitários, oceanos e regiões costeiras, gerando assim um impacto positivo para o meio ambiente também. Já tendo coletado 500 ton. cúbicas de resíduos, envolvido 2.600 mulheres trabalhadoras em coleta de resíduos e criado 350 empregos dignos, o impacto da Green Worms se estende a 120 aldeias em toda a Índia.

Angirus (India)

Angirus Outro ótimo exemplo de um negócio social na economia circular é a Angirus. Também sediada na Índia, eles fornecem tijolos à prova d'água feitos 100% de material reciclado. Eles se associam a municípios e fornecedores para coletar resíduos plásticos e industriais, transformá-los em tijolos e colocar o resíduo reaproveitado de volta em uso para a indústria da construção civil.

Esses tijolos podem ser usados para diversos fins, incluindo a criação de estacionamentos, banheiros comunitários e muros de contenção. Os tijolos da Angirus são 30% mais fortes e absorvem 80% menos água do que os tijolos convencionais.

Com seu produto, a Angirus elimina o uso de solo fértil, carvão e água, conservando assim recursos naturais escassos e reduzindo as emissões de gases de efeito estufa para a produção de tijolos de construção. O negócio social já reaproveitou e reciclou com sucesso mais de 90 ton. cúbicas de resíduos não recicláveis e de uso único em tijolos sustentáveis. As empresas da indústria da construção civil que compram os tijolos da Angirus podem ajudar a reduzir o desperdício e criar um impacto ambiental positivo, tudo isso sem interromper suas operações diárias.

Alive and Kicking (Kenya)

Alive and Kicking é um Negócio Social do Quênia que usa o poder do esporte para fazer a diferença. Alive and Kicking fabrica bolas esportivas duráveis, costuradas à mão e serigrafadas, feitas de materiais de origem local. Fundada em 2004, ela oferece empregos em tempo integral e justos para mulheres vulneráveis, jovens e pessoas com deficiência, ajudando-as a sair da pobreza e a melhorar suas vidas e de suas famílias.

Além de aumentar os padrões básicos de vida, a Alive and Kicking também doa uma porcentagem de seus lucros para garantir acesso ao esporte nas comunidades locais.

Em primeiro lugar, ela doa bolas esportivas para escolas e clubes em comunidades vulneráveis para dar às crianças acesso ao esporte e à atividade física. Eles também usam parte de suas receitas e parcerias para treinar treinadores esportivos e professores locais para fornecer educação vital sobre saúde. Esses professores conscientizam os jovens sobre doenças preveníveis como tuberculose, malária, HIV/AIDS e questões de saúde mental.

Ao longo dos anos, a Alive and Kicking criou mais de 1.000 empregos dignos, doou mais de 180.000 bolas de futebol, treinou mais de 1.000 treinadores de saúde e educou mais de 90.000 jovens sobre conscientização e prevenção de doenças.

Os Negócios Sociais apresentados neste artigo são apenas um pequeno exemplo de um número crescente de fornecedores prontos para o mercado corporativo que estão ansiosos e capacitados para trabalhar com compradores corporativos para criar impacto. Se você está interessado em explorar a compra social ou o Procurement de Impacto Socioambiental para sua organização, e está se perguntando por onde começar ou está procurando Negócios Sociais em uma categoria específica, entre em contato conosco.

Para feedback ou perguntas, envie um email para douglas.sousa@yunussb.com, ele vai saber te encaminhar para a pessoa certa aqui do nosso time!

HSM Expo 21: Yunus Brasil e executivos falam sobre Impacto Além do ESG

O evento contou com a participação de Tulio Notini, Diretor de Coporate da Yunus, Carla Crippa, a Vice-Presidente de Assuntos Corporativos da Ambev no Brasil, da Lívia Berrocal, Gerente de Propósito na Reckitt Hygiene Comercial e Bruno Pipponzi, líder executivo da Vitat, a nova Healthtech da RaiaDrogasil.

Conheça o Programa de Financiamento criado especialmente para o Sul do Brasil

Em parceria com o Instituto Helda Gerdau lançamos o programa Pina: Sementes de Impacto, uma iniciativa de financiamento e apoio para negócios de impacto no Sul do Brasil. O programa oferece empréstimos de longo prazo com carência e taxas competitivas, além de suporte técnico e conexões estratégicas para impulsionar o crescimento e o impacto positivo desses negócios nas comunidades locais.

Tom Kocsis, Diretor Global de Investimentos da Yunus, visita o Brasil

Além da CEO da YSB Global, Saskia Bruysten, Tom Kocsis, responsável pela área global de investimentos de impacto, também apresentará o panorama de atuação da Yunus no mundo, além de falar sobre tendências e novidades para esse ano de 2022.